quinta-feira, julho 24, 2003

A Astronomia de «Os Lusíadas»

Ao longo da sua obra, «Os Lusíadas», Luís de Camões faz diversas referências astronómicas. Um vulgar leitor poderia pensar que estas passagens seriam meros exercícios de estética literária ou de conveniências inerentes à métrica da obra. A verdade é que estas referências - como por exemplo o facto de estar Lua Cheia - são exactas e correspondem à posição dos astros vistos no local e no dia em que Vasco da Gama se encontrava durante a sua viagem até à Índia. Aparentemente Luís de Camões estaria muito bem documentado quando escreveu «Os Lusíadas» tendo um perfeito conhecimento das tabelas astronómicas mais precisas da época.
Luciano Pereira da Silva foi quem estudou este assunto com algum rigor numa série de artigos publicados entre 1913 e 1915 na Revista da Universidade de Coimbra.
A partir do próximo Sábado em Coimbra irão decorrer os XIII Encontros de Astronomia e Astrofísica, no âmbito destes encontros existirão também umas jornadas de História de Astronomia onde uma análise aos artigos de Luciano Silva será apresentada por Carlota Simões.

Sem comentários: