segunda-feira, julho 28, 2003

Notas sobre a História da Astronomia

Durante os dois dias dedicados à História da Astronomia, no âmbito dos XIII Encontros de Astronomia e Astrofísica que estão a decorrer em Coimbra, registei algumas curiosidades:

- Inicialmente o edifício do museu do Prado fazia parte de um plano modernização científica em que estariam também incluídos um Observatório Astronómico e um Jardim Botânico. O Prado ainda funcionou durante algum tempo como gabinete de história natural, só mais tarde seria um edifício fundamentalmente devotado à exposição de obras de arte.

- Na segunda metade do século XIX a carta do reino demorou cerca de 30 a 40 anos a fazer.

- A data de nascimento de Luís de Camões - que ainda não é conhecida - poderá eventualmente estar «escondida» num dos seus sonetos que contem uma referência de carácter astronómico que poderá estar relacionada com o dia em que nasceu.

- A superioridade da Marinha Britânica nos séculos XVII e XVIII é consequência em grande parte de um fortíssimo investimento que o Império Britânico fez na Astronomia. Em Portugal no século XXI este tipo política ainda é considerado por muito boa gente como «subsidiar de malandros que não produzem nada»...

- Parte do filme Branca de Neve de João César Monteiro foi filmado no Observatório Astronómico de Lisboa.

Sem comentários: