terça-feira, janeiro 20, 2004

Astrologia subsidiada pelo Estado I

Paga pelo Estado para fazer publicidade à sua astrologia!

A Sra. Cristina Candeias, astróloga do programa diário da RTP, "Praça da Alegria", no qual tem cerca de 15 minutos de tempo de antena todos os dias, pratica uma actividade profissional individual colectável pelas finanças públicas. Na "Praça da Alegria" a referida senhora não fala de astrologia de um modo abstracto e geral, mas de uma forma bastante personalizada, levando inclusive consigo o seu computador pessoal – instrumento do qual se serve para dar respostas aos telespectadores - que utiliza igualmente nas suas consultas privadas.

No caso de outros profissionais liberais como médicos ou psicólogos, a sua participação em programas de televisão é limitada à divulgação ou à informação de assuntos específicos, mesmo quando existem rubricas com a participação em directo de telespectadores ao telefone. As respostas dadas aos espectadores pelos profissionais são sempre no âmbito do assunto de debate do programa e nunca no âmbito de uma consulta efectuada em directo, como é o caso da Sra. Cristina Candeias.

Como a participação da senhora Cristina Candeias consiste em efectuar consultas em directo (como está escrito na primeira página do seu livro “Karma e felicidade”) e não em debater ou em divulgar qualquer assunto relacionado com a astrologia, não deveria ser a RTP a pagar à Sra. Cristina Candeias, mas sim esta senhora a pagar à RTP por fazer publicidade às suas consultas, com a obrigatoriedade de afixação da referência “pub” no canto do écran.

Estamos perante uma ilegalidade ou não estamos? (continua)

Sem comentários: