sexta-feira, março 12, 2004

Memória curta: atentados islâmicos na Europa

Ontem, a precipitação dos acontecimentos levou muita gente a afirmar que se o atentado de Madrid for da autoria da Al-Qaeda isso quer dizer que o terrorismo islâmico chegou à Europa. Errado! O terrorismo islâmico não é nada de novo na Europa. Vamos lá relembrar:

1994 Desvio de um avião da AirFrance vindo de Argel. O objectivo era fazer despenhar o avião contra um alvo simbólico parisiense, se possível a Torre Eiffel. A forças especiais francesas GIGN anularam os terroristas no aeroporto de Marselha. Autor: Groupe Islamiste Armé (GIA)

1995 Metro de Paris. Bombas em duas estações. 8 mortos e dezenas de feridos. Autor: GIA

2000 Mercado de Natal (e/ou sinagoga) de Estrasburgo. Atentado desmontado no último momento pelas polícias alemã e francesa. Autor: grupo ligado à Al-Qaeda. Nota: o mercado de Natal de Estrasburgo chega a atrair cerca de 100 mil turistas por dia à cidade.

Há algumas semanas a ARTE passou uma noite temática onde estes atentados e tentativas de atentados foram analisados. Só se vê a CNN e depois dizem-se coisas erradas. As tentativas de atentado de 1994 e 2000 poderiam ter resultado num numero de mortos bem superior ao do atentado de ontem. É bom não esquecer estes factos só porque as coisas em 1994 e 2000 correram bem.

Sem comentários: