segunda-feira, julho 12, 2004

Quando tenho vergonha de Portugal

Nao encontrar jornais portugueses à venda no estrangeiro em cidades onde existem muitos portugueses a viver ou a passar ferias é algo que me envergonha profundamente. Por exemplo, em França onde a comunidade portuguesa é das mais numerosas entre as comunidades estrangeiras, geralmente é mais facil encontrar um jornal italiano, polaco, turco, russo ou de um pais do magrebe do que jornais portugueses. Uma vez, em pleno Agosto passei por Benidorm que estava apinhada de portugueses de férias. Corri os quiosques todos. Havia todo o tipo de jornais britanicos à venda, os jornais principais da França à Turquia mas de Portugal nada! Lembro-me de um quiosque suiço onde encontrei jornais portugueses: a Bola e o Crime... Hoje, no centro de Bruxelas depois de penar por uma série de quiosques de jornais estrangeiros encontro um jornal portugues: o 24 Horas...o jornal espelho do atraso portugues. Pronto, la vim eu para a internet para ficar ao corrente do que se passa na lusitania.

Quando comecei a ler o que se passou nos ultimos dias percebo melhor o SMS que o Gregor Samsa me enviou enquanto andava por Veneza: "pa, tu fica por ai, nao voltes!". Santana Primeiro Ministro, Paulo Portas Ministro da da Defesa, Madail Presidente da FPF e Scolari treinador das selecçoes, de facto o pesadelo nao poderia ser pior. Ou se calhar podia: Santana Primeiro Ministro acumulando com o cargo de Presidente da FPF, assim seriamos a primeira republica nao laica e de confissao futebolistica!

Sem comentários: