terça-feira, dezembro 07, 2004

Anti-francesismo: não sintam orgulho de Vasco da Gama

Vasco da Gama assim que chegou à costa da Índia esquartejou um grupo de indianos, lançou os corpos para o interior de uma pequena embarcação e enviou esta embarcação até a costa para se perceber que ele não vinha ali para brincadeiras, era uma espécie de cartão de visita.

Posto isto convido-vos a ler mais um dos habituais textos de José Manuel Fernandes, desta vez sobre Napoleão, um texto de um anti-francesismo velado e muito moralista como sempre.

Já acabaram de ler? Agora em que é que ficamos?
Segundo José Manuel Fernandes não se deve glorificar Napoleão por causa todas as atrocidades que cometeu. Ora, todos sabemos que Portugal cometeu muitas atrocidades durante a sua aventura colonial e evangelizadora. Será que podemos glorificar Afonso de Albuquerque? E as nossas missões "evangelizadoras" no Brasil? E as nossas feitorias em África? E Vasco da Gama? E os Lusíadas afinal são um texto sobre um sanguinário?
Na minha opinião podemos de facto admirar e celebrar o principal feito de Vasco da Gama: a primeira viagem por mar desde a Europa até à Índia. Tal como podemos celebrar todos os feitos de carácter científico associados às descobertas. Os crimes que cometeu durante a viagem obviamente não devem ser incluídos na celebração, mas não devem ser esquecidos. No entanto, hoje em pleno séc. XXI é fácil no conforto do nosso sofá dizer que Vasco da Gama era um criminoso, quiçá terrorista de tal modo esta palavra anda a ser banalizada, mas naquela época o contexto social e político daqueles actos era infelizmente bastante diferente das nossas democracias. Igualmente, no que respeita a Napoleão todos os seus crimes e excessos devem ser vistos à luz da geopolítica da época, em que os nacionalismos exultantes estavam no seu auge e quase todos os países da Europa possuíam planos expansionistas. Aliás, na mesma época Portugal expandia-se para o interior do continente sul americano e para o interior do continente africano, sempre à custa de muitas mortes, quase tantas como as provocadas por Napoleão. Mas como essas mortes não eram mortes de brancos já não contam para José Manuel Fernandes. Enfim, anti-francesimo a quanto obrigas...

Mas Napoleão não fez descobertas, só cometeu crimes. Errado!
No entanto, muitos poderiam argumentar: "mas Napoleão não fez descobertas, só cometeu crimes!" Errado! Napoleão rodeou-se sempre dos melhores cientistas da época e incentivou sempre o seu trabalho. Gaspard Monge, o inventor da geometria de Monge, foi muito apoiado por Napoleão e juntos criaram uma instituição de elite do ensino superior francês, o Polytechnique. O Polytechnique e as Ecole d'ingenieur, criadas por Napoleão, formaram até hoje inúmeros alunos brilhantes entre os quais se contam muitos prémios Nobel e pessoas que contribuíram para mudar radicalmente a evolução de muitas áreas do conhecimento com consequências directas na melhoria nosso modo de vida. Tal como o fizeram os nossos descobridores do séculos XV e XVI.

Mais sobre o anti-francesismo

Sem comentários: