quinta-feira, março 10, 2005

Notas da China: Recibo-Raspadinha



Este é um recibo de um restaurante chinês que premeia o cliente com a quantia de 50 Yuans, mais ou menos 5 €, o que para o nível de vida dos chineses ainda é dinheiro. No canto superior direito aquele quadradinho cinzento escuro é a raspadinha onde sai o prémio. O felizardo foi um dos nossos colaboradores chineses.
Este esquema do recibo-raspadinha serve para incitar o cliente de um serviço a pedir o recibo, na perspectiva de ganhar um prémio na raspadinha. É um método de combate à evasão fiscal. Já conhecia algumas ideias de implementação de lotarias nacionais em que o número do jogador seria o número da sua declaração de IRS ou do IRC, mas confesso que fiquei surpreendido ao encontrar este método na China profunda, nos confins da província do Yunan.
Na China a economia paralela é monstruosa, principalmente fora das grandes cidades ocidentalizadas (Hong Kong, Pequim ou Xangai). Quando se anda por aquelas paragens até dá a sensação que os chineses têm um cromossoma negociador, tudo se vende, tudo se compra. Apesar de medidas como esta julgo que será muito difícil nas próximas duas décadas a China poder controlar mais do que 50% das transacções passíveis de pagar impostos. Só para terem uma ideia, em Janeiro havia DVD's à venda por todo lado de filmes novos (Mar Adentro, Alexandre o Grande, Supersize Me, etc.) a quantias da ordem dos 50, 60 cêntimos...

Mais notas da China: I'm lovin'it / Figo, Yao Ming e o fim da monarquia / Lijiang

Sem comentários: