quarta-feira, agosto 24, 2005

Vamos ter mais anos de seca e...mais incêndios!



A evolução da temperatura média da superfície terrestre (sítio da NASA) não deixa dúvidas que a actividade humana, através da emissão de gases de efeito de estufa, está a provocar o aquecimento global do planeta. Como estes gases permanecem durante muitos anos na atmosfera, o que nos espera é que a temperatura média do planeta continue a aumentar nos próximos anos, pois não é previsível uma redução destes gases nos próximos 20 a 30 anos. Uma das consequências imediatas em climas mediterrânicos ou em climas de transição para temperados é o aumento de anos de seca, e associados a longos períodos de seca acontecem os inevitáveis fogos. O ano de 2005 é disso um exemplo.
Enquanto o aquecimento global continuar o potencial de ignição e de propagação de incêndios no nosso país vai continuar a aumentar, visto que estamos numa região do mundo com tendência para a desertificação. A par das asneiras irreversíveis que já infligimos à nossa floresta, se não se levar a sério este perigo real vamos continuar a pedir meios aos outros de ano para ano, até não existir mais floresta. Esta passagem do documento preparado pelas academias das ciências dos principais países do mundo para a recente cimeira do G8 diz tudo:

"Major parts of the climate system respond slowly to changes in greenhouse gas concentrations. Even if greenhouse gas emissions were stabilised instantly at today’s levels, the climate would still continue to change as it adapts to the increased emission of recent decades. Further changes in climate are therefore unavoidable. Nations must prepare for them."

Sem comentários: