sexta-feira, dezembro 02, 2005

Quioto avança e Portugal marca passo

"The Kyoto Protocol is now fully operational. This is an historic step." Estas foram anteontem as palavras de Stéphane Dion, o Presidente em representação de 157 países da United Nations Climate Change Conference que está a decorrer em Montreal. Concretamente o Presidente congratulava-se com a adopção do chamado "rule book" do Protocolo de Quioto.

Lembram-se desta entrada do Blasfémias? (entre outras, cada uma melhor que a outra):
"... até os proponentes do Protocolo de Quioto reconhecem que ele tem um efeito mínimo no clima e de qualquer das formas, muitos dos países que o assinaram, não o estão a cumprir. Este comentário do ministro alemão, para além de demonstrar o habitual anti-americanismo de muitos europeus, demonstra também a falta de seriedade dos proponentes do protocolo de Quioto" (João Miranda).
Logo os 157 países que participam na Conferência de Montreal não são sérios. Sérios são os governos dos EUA, da Índia e da China que fazem tábua rasa dos avisos dos seus cientistas, sobretudo os EUA que ainda não ratificaram o Protocolo de Quioto.


Entretanto em Portugal...
Enquanto a União Europeia no seu conjunto vai no bom caminho para cumprir as metas do Protocolo de Quioto até 2012, Portugal diverge dessas metas e, pior do que isso, tudo indica que Portugal será o país com pior taxa de emissão de gases de efeito de estufa na referida data.

Sem comentários: