quarta-feira, abril 19, 2006

Bound


"Bound" é uma obra-prima dos irmãos Wachowski (e a única na minha opinião*) vencedora da edição de 1997 do Fantasporto. "Bound" é uma deliciosa história de cumplicidade feminina contra o mini-universo machista que inunda de tédio o quotidiano de Violet. No entanto a revolta que ambas planeiam resulta numa ligação muito mais forte entre as duas personagens do que aquilo que estava inicialmente planeado...
"Bound" vale também a pena pela estética; a composição da luz, da cor e dos enquadramentos ajuda a contar a história de Bound, dispensando diálogos desnecessários. Jennifer Tilly e Gina Gershon interpretam quase na perfeição a discreta mas fortemente ligada sensualidade que se desenvolve entre Corky e Violet. Para os apreciadores de Gina Gershon este é um filme a não perder.


* Consta que depois de "Bound", o Andy e o Larry foram vítimas de um brutal acidente cerebral quando o cheiro a fritos que inalaram num Jack in the Box entrou em ressonância com a prosa de um artigo do João César das Neves que servia para embrulhar as batatas fritas e com um documentário propagandístico sobre a guerra da Coreia que passava naquele momento na Fox. O resultado foi catastrófico e os irmãos Wachowski passaram mais de 5 anos das suas vidas a fazer umas películas sobre um rapazola chamado Neo que sob a desculpa de ser O Escolhido (o narcisismo é fórmula que resulta sempre) se divertia a correr sobre clones de óculos escuros. Paz às suas almas!

Sem comentários: