terça-feira, setembro 05, 2006

Gata Preta*, Gato Branco



"Gato Preto Gato Branco" é uma comédia maravilhosa, uma pérola cinematográfica de Emir Kusturica. Todos os detalhes que nos são revelados pelo enquadramento da câmara de filmar são deliciosos, fazendo lembrar aquelas bandas desenhadas em que personagens minúsculas desenvolvem múltiplas histórias paralelas à história principal, nos cantos de cada quadradinho. "Gato Preto Gato Branco" também pode ser isso, uma banda desenhada de carne e osso, e nesse caso seria na minha opinião a melhor banda desenhada transposta para o cinema. "Gato Preto Gato Branco" também pode ser visto como um conto de fadas balcânico, um atestado de incompetência aos milhões da Disney, um conto fadas como deve de ser, com ciganos, meninos virgens (gatos brancos), meninas desinibidas (gatas pretas) e famílias assanhadas de navalha em riste. É o mundo encantado dos balcãs!

Como é habitual nos filmes de Kusturica, o elenco de actores é excelente. Srdjan Todorovic está absolutamente intratável neste filme no papel do mafioso Dadan. O grande Miki Manojlovic assume um papel secundário desta vez, mas para mim é sempre um prazer vê-lo no écran. Fico cada vez mais convencido que alguns dos melhores actores do planeta andam ali pelos balcãs, só é pena não chegarem até nós mais filmes daquela zona da Europa.

Tenho a doce memória de rir às gargalhadas vendo este filme acompanhado da minha avó paterna que é analfabeta (eu bem tentei formar uma brigada de alfabetização da minha avó, mas não tive sucesso). Constatei como "Gato Preto Gato Branco" tem o raro dom de recorrer a uma linguagem universal, compreensível mesmo para quem nem lê legendas, nem percebe sérvio.



* A Eva Lima chamou-me a atenção, e com razão, para o facto da tradução directa do título original "Crna macka, beli macor" ser "Gata Preta, Gato Branco", o que está mais de acordo com os "gatos" e as "gatas" do filme. Desconfio que o título português do filme deva ter sido traduzido do título inglês (cat é gata e gato...) ou do francês. Em francês chatte pode significar muito mais do que uma simples gata...

Sem comentários: