segunda-feira, outubro 15, 2007

A superstição é imiscível com a ciência

É curioso ver o Insurgente tentar atirar-se a alguém evocando estar do lado da ciência, e é curioso por duas razões. Em primeiro lugar porque o Insurgente é um blogue que pisca o olho à superstição com muita facilidade e em segundo lugar porque em geral a ciência é apresentada pelo Insurgente de uma forma muito trapalhona.

A gama de superstições com que o Insurgente simpatiza vai desde a Nossa Senhora de Fátima ao Desenho Inteligente. Ora, a charlatanice do Desenho Inteligente é naturalmente rejeitada pelo Vaticano, quer isto dizer que é pecado um católico adorar o bezerro de ouro do desenho inteligente (1º e 2º mandamento, Êxodo 20.3 e 20.4). Tenham cuidado, o inferno espreita os pecadores! É sabido também que o Desenho Inteligente é uma fabricação de algumas seitas evangélicas americanas mais radicais. Se o Insurgente é um blogue de inspiração católica evangélica fundamentalista, retiro o que disse e ficamos perfeitamente esclarecidos.

Nas minhas esporádicas visitas ao Insurgente deparei-me com entradas sobre o problema do aquecimento global absolutamente trapalhonas. Confunde-se o que é global com o local, por exemplo um fenómeno climático local que não é estatisticamente significativo (nem na duração nem na frequência) é transformado em global (há resmas de entradas destas no Insurgente). É como se o caríssimo leitor chegasse à conclusão que não há aquecimento global porque abriu o frigorífico e ficou com frio… Esta outra entrada é de uma ignorância que dava chumbo na escola secundária. Nesta recorrem a um investigador do IPCC para fazer valer as suas ideias e nesta recorrem a um trapalhão para descredibilizar o IPCC. O Insurgente é assim, é uma trapalhada sem fim!

Há dois conceitos essenciais que o Insurgente tem que assimilar:

1) a ciência não é miscível com a superstição. Ou deixam a superstição de lado ou assumem-se definitivamente como um blogue de superstições e crendices, mas nesse caso é melhor deixarem de falar de ciência, porque perdem a toda credibilidade.
2) quando se faz referência à ciência deve-se ter o cuidado de recorrer a verdadeiro trabalho científico como o do IPCC e não andar à pesca de sítios Internet, de livros e de blogues que escrevem aquilo que querem ouvir. É que isso é muito fácil, a Internet é tão vasta que encontramos todas as barbaridades possíveis e imaginárias escritas com a maior das convicções em nome da ciência, mas isso não faz delas verdadeira ciência.

Sem comentários: