segunda-feira, maio 19, 2008

I served the king of England



"I served the king of England", a nova obra de Jiří Menzel, vencedor do Oscar do melhor filme estrangeiro em 1967 com o filme "Comboios Rigorosamente Vigiados", é uma deliciosa comédia em registo ingénuo que retrata a vida de um empregado de mesa de Praga durante os conturbados tempos da anexação nazi até ao fim da segunda guerra mundial. Tal como a sua obra de 67, este "I served the king of England" é uma adaptação ao cinema de um livro de autoria do escritor checo Bohumil Hrabal.
Este filme invulgar representa com muito humor e imaginação as relações de poder entre ricos e servidores, os excessos da dolce vita e a pequena rivalidade mesquinha dos que tudo fazem para cair na graça dos poderosos.
Mas a minha parte preferida do filme é a forma como é retratada a ocupação nazi. Num registo ingénuo lapidar (um pouco ao estilo de La Vita è Bella de Begnini), os delírios da ideologia nazi são correspondidos com um humor delirante, diria mesmo estratosférico, como a cena do passeio à beira do Vltava com a sua namorada bávara em que esta lhe explica de uma forma romântica o problema de namorar com um indivíduo de uma raça inferior ou ainda a cena dos mutilados de guerra no centro de reprodução nazi.
A salientar ainda a grande prestação do actor búlgaro Ivan Barnev.

Sem comentários: