domingo, julho 13, 2008

Funny Games, o original



"Funny Games", a obra prima de Michael Haneke, vencedora do Fantasporto em 1998, é na minha opinião o melhor filme do género fantástico (terror se quiserem).
Mais interessante do que a própria narrativa do filme são os artifícios que Haneke emprega para provocar a angústia do espectador. "Funny Games" tem sangue e tem violência, mas esses não são os aspectos mais violentos do filme, o que é interessante na obra de Haneke é a capacidade do autor para isolar aquilo que de facto provoca a angústia e o medo no espectador dos actos propriamente ditos de violência. Alguns desses actos são de facto na obra de Haneke momentos de alívio de tensão, ao contrário da tradição do cinema gore americano, em que as cenas que servem de clímax da acção estão repletos de violência banal e de efeitos especiais com pouca substância emotiva.

Sobre a narrativa desta obra nada vou escrever. Descubram "Funny Games", o original, e só depois vão ver ao cinema "Funny Games US" ou "Brincadeira Perigosas", a versão que Haneke produziu para o público americano. Um bom clube de vídeo possui certamente "Funny Games", a versão original de 1997.
Curiosidade: Ulrich Mühe, o stasi de "As vidas dos outros" interpreta o papel do pai de família.


Filme Klepsýdra ***** (5 estrelas)

Sem comentários: