terça-feira, fevereiro 03, 2009

A Pimbalhização da Blogosfera

Os leitores que me conhecem sabem bem que não cultivo essa nostalgia idílica do "dantes é que era bom", no entanto sou obrigado a constatar que a blogosfera nacional está a tender para o pimba, como aconteceu com a televisão e está a acontecer com os jornais. Especialmente alguns dos grandes blogues, dos mais visitados, tornaram-se infrequentáveis. É post-relâmpago atrás de post-relâmpago acompanhado de fotografia-choque (sem citar a origem) que pode ser o sangue na Palestina, a fotografia de Sócrates transfigurada no photoshop, a foto da gaja boa ou ainda os apanhados do youtube.

A blogosfera sempre foi histérica, está-lhe no código genético, é um efeito secundário do imediatismo deste meio de comunicação. Mas passado o momento de histeria que acompanha um assunto de actualidade, passa-se ao pimba. O grande texto de reflexão e de análise do assunto que gerava verdadeira discussão faz-se raro e é cada vez mais desprezado. Não espanta por isso que blogues que têm mantido o nível, concorde-se ou não com eles, estejam a perder espaço, como é o caso do Abrupto. O Abrupto perde espaço sobretudo para a direita-pimba. Na direita tenho-me mantido fiel aos "velhinhos", ao Francisco José Viegas, embora desgoste do registo Correio da Manhã (parece-me forçado) a tender para a rebeldia conformista. Mas na direita temos ainda um Filipe Nunes Vicente que escreve cada vez melhor. Na esquerda temos um Luís Januário melhor, um Rui Tavares muito melhor embora raro, um Paulo Querido sempre em evolução e temos dois blogues colectivos recentes com qualidade (Jugular e Ladrões de Bicicletas), mas menos lidos do que merecem. Ganhámos ainda o excelente De Rerum Natura, onde a Palmira é uma grande aquisição da blogosfera.
No entanto entre o que se ganhou e o que se perdeu (refiro-me sempre aos blogues mais lidos), considero que se perdeu muito em qualidade, a discussão histérico-pimba domina, o dogmatismo domina e os assuntos-choque dominam. Não contem comigo para isso.

Sem comentários: