quinta-feira, junho 18, 2009

Millénium



"Millénium" de Niels Arden Oplev é a adaptação ao cinema do livro do sueco Stieg Larsson. Sem ser um consumidor deste género literário, considero que este tipo de histórias se adaptam muito bem ao cinema, sobretudo quando se é fiel aos lugares e à língua da obra. Millénium é interpretado por excelentes actores suecos e falado em sueco. Millénium mostra que a hollywoodização (actores da moda, língua inglesa, etc.) recente de alguns romances europeus transpostos para o cinema é dispensável e só estraga obras potencialmente interessantes.
Millénium é um romance policial negro onde as personagens têm densidade, onde nada é gratuito, resultando num filme adulto e simultaneamente orientado para o grande público. Um exemplo do melhor cinema que se faz na Europa.
Deixo aos leitores o prazer da descoberta da interessante narrativa de Millénium realçando a excelente interpretação de Noomi Rapace na pele da intrigante Lisbeth Salander. Este Millénium é primeiro episódio da triologia de Stieg Larsson, estando actualmente em fase de produção o segundo episódio.


Sem comentários: