quarta-feira, março 10, 2010

As repúblicas das televisões

Em Abril de 2009 escrevi aqui que José Sócrates deveria ser substituído. As razões que invoquei na altura são mais do que suficientes para afastar um primeiro ministro numa democracia em que há o mínimo de respeito pelo ordenamento do território. Não preciso da lama de Moura Guedes, nem da verborreia debitada por Mário Crespo para contestar Sócrates. Dito isto, preocupa-me profundamente a vitimização de membros de direcções das televisões e de alguns jornalista televisivos incompetentes, abertamente manipuladores e mal intencionados, que tentam surfar na vaga dos factos graves da nebulosa que se formou em torno de Sócrates. Preocupa-me a tomada de consciência por parte de alguns directores (como Eduardo Moniz) e alguns jornalistas (como Moura Guedes e Mário Crespo) de que podem usar o seu poder mediático para destruir com a maior impunidade e que esse poder é no nosso caso nacional superior ao poder político e ao poder judicial. O julgamento da televisão sobrepõe-se ao dos tribunais, seja ele justo ou injusto.

Quando vivi em Itália, em meados dos anos 90, ainda Berlusconi era um "menino de coro". Tinha um poster no quarto das "Asas do Desejo" onde se lia "filme distribuído por Sílvio Berlusconi". Na altura pensei ingenuamente que havia na direita italiana algum bom gosto. Os canais da novíssima Mediaset apresentavam uma grelha de programação extremamente erudita quando comparada com a nossa TVI. Daí à Força Itália e da Força Itália a uma república televisiva, foram dois passos. Em pouco mais de 15 anos Berlusconi controla o país através das televisões . Ser primeiro-ministro dá-lhe o bónus das televisões estatais, as que lhe faltavam na colecção. Hoje, faz quase tudo o que quer na política, é boçal, é grosseiro, é racista, insulta quem lhe apetece, com confiança total na condescendência que lhe conferem os seus canais de televisão.

Do binómio Moura Guedes e Eduardo Moniz já lhes conhecemos um cinismo sem limites e assumido com orgulho, que os leva a tomar partido pela mediocridade com toda a arrogância possível e de sorriso dos lábios. Ambos assumiram plenamente uma programação miserável e facilitista onde impera a estupidificação à base de telenovelas e de futebol a toda a hora, um telejornal sensacionalista onde se debita o programa político do CDS disfarçado de informação e programas de variedades da vida real onde se contribuiu para branquear a honra de árbitros e de autarcas corruptos (na Quinta das Celebridades por exemplo). Não há um único documentário, um programa histórico, um programa sobre língua portuguesa, ciência ou cidadania. Criaram com todo o orgulho uma televisão que baixa a fasquia do conhecimento e da capacidade crítica dos portugueses.

Moura Guedes já passou pela bancada parlamentar do CDS. A promiscuidade do casal com a política só a não vê quem não quer. A importância exacerbada da televisão no país com o mais baixo nível de educação da Europa, um país de pessoas que não lêem, castra o espírito crítico da população com menos instrução. Este é o terreno ideal para surgir mais dia menos dia um berlusconi. E não tenham dúvidas que o berlusconi português será bem pior que o verdadeiro Berlusconi.

Sem comentários: